Wednesday, May 23, 2007

O novo Montemor-o-Novo


Os espectáculos e eventos culturais sucedem-se. Montemor-o-Novo ganhou estatuto e é já referência no panorama nacional. As sociedades recreativas voltaram a ter vida. Renasceram do marasmo e da inércia. Mais que pontos de encontro para o café, para a sueca e para o dominó, elevaram-se a espaços de encontro, pólos culturais. Mesclam-se gerações, trocam-se experiências e vivências de forma salutar.
Descendo do castelo, o casario espraia-se sonolento. Os azulejos coloridos de algumas casas contrastam com a brancura alva das restantes. Os olhos são quase feridos pela reflectância e luminosidade emanada. Perdida numa esquina, a janela, ladeada por um candeeiro. De noite, quando aceso, é refúgio de insectos que em torno dele rodopiam sem descanso. O baile apenas é interrompido pela sagacidade das osgas, que com o cair da noite espreitam fossilizadas, aguardando o melhor momento de atacar. “Alto e pára o baile!” – parecem dizer.
Desta janela não se vê o mar. Está longe…bem longe.
Contudo, existe mar nesta janela. Na forma, no estilo Manuelino que carrega historicamente, na saudade de quem a construiu, no olhar de quem nela se debruçou a admirar a planície, no sal das lágrimas de quem nela viu partir, vislumbrou o horizonte na esperança de um regresso e também viu chegar… No sorriso embevecido de quem nela namorou, trocou e fintou olhares e carinhos, trocou sonhos, lançou pedras e cimentou o futuro.
Será só uma janela? Talvez. Mas para muitos, esta é a janela, a sua janela. Todos temos a nossa. Talvez não se veja o mar, mas se fecharmos os olhos, sentimos-lhe o frescor, a maresia e a imensidão.

Próxima paragem…

Friday, May 11, 2007

Ao Pormenor


Hoje não viajo.


Convido a viajar!


AO PORMENOR é a minha primeira exposição de fotografia em nome individual e sugere a (re)descoberta da identidade da Vila de São Brás de Alportel, através de pormenores que encontramos no nosso quotidiano, mas que na maior parte das vezes nos passam despercebidos. Os protagonistas são as portas, as janelas, as cantarias, as carroças, as actividades tradicionais, testemunhos de uma ruralidade que teima em perdurar, resistindo custosamente às ameaças constantes da urbanização e do consumismo, que descaracterizam e ferem os territórios.


AO PORMENOR é um exercício de reflexão e um apelo à nossa memória colectiva.


São Brás de Alportel AO PORMENOR, a ver de 9 de Maio a 9 de Julho no Café Galeria - Café da Vila em São Brás de Alportel.

Próxima paragem...