Friday, December 07, 2007

Inverno em Cracóvia


O termómetro não passa dos 3 graus, nem mesmo quando o Sol parece querer vingar nas frias manhãs de Novembro. Nas margens do rio Vístula, o velho dragão, símbolo da cidade, hoje não conseguiria expelir mais do que uma tímida fumaça, não intimidaria ninguém e o castelo da cidade seria tomado! É o que faço. Subo a rampa ondulante que me conduz ao interior de um conto fantástico, de lendas e segredos, de mitos e heróicas histórias. Jardins cuidados, galerias, bibliotecas, museus, edifícios com cúpulas vistosas, igrejas ricas e serenas e muito, muito mais, enriquecem o interior do castelo.
Como em todas as histórias, também aqui existem vilões, amarguras e lamúrias, marcas de um passado recente, abrupto, vergonhoso e revoltante. No alto e imponente muro que ladeia a rampa, jazem eternamente os nomes daqueles que sucumbiram na segunda grande guerra mundial, acontecimento que a cidade testemunhou e viveu de forma muito intensa e sentida. Do outro lado do rio fica a famosa fábrica do senhor Schindler, o tal da “lista” que inspirou Spielberg na sua tocante película a preto e branco. O castelo de Cracóvia é o centro cultural por excelência da cidade mártir, que viu crescer o jovem Karol Wojtyjla, que se tornaria no Papa João Paulo II, mas está longe de ser o centro da cidade.
Cracóvia fervilha e vive esfusiante na Rynek Glówny, a Praça Central, uma das maiores praças medievais da Europa. Na igreja de Santa Maria onde o órgão ecoa as preces temerosas dos crentes, ou no altar do século XV, só por si, uma obra-prima gótica; nas megastores culturais, tipo Fnac, onde descubro cds da Mísia e das Divas of Fado (cuja maioria dos nomes desconheço!) e livros de Lobo Antunes e Saramago; no Mercado Central adornado com os brasões das principais cidades polacas, que acolhe lojas onde dominam as cores alaranjadas do âmbar, vendido a preços irrisórios, nas arcadas que recebem pintores e obras de várias correntes; na torre do século XIV, única testemunha do antigo edifício camarário; nos bares e cafés onde se bebe vodka gelada como quem bebe copos de água. Aqui encontra-se o verdadeiro espírito da cidade. Jamais esquecerei o sabor e o preço insignificante do pão com paprika, vendido a cada esquina.
Não se pode circular de automóvel dentro deste centro, os transportes públicos circundam-no, mesmo na margem do anel verde, nesta altura do ano, mais amarelado, verdadeiro pulmão no meio da azáfama. Não resisti e passeei a pé sobre as folhas secas. O frio é mais que muito, nem as vodkas me aquecem o suficiente para não desistir de vaguear pelas ruas de Cracóvia. Apanho um eléctrico e volto para o hotel, são muito parecidos com os de Lisboa. Aliás, os polacos são muito parecidos com os portugueses, parecem felizes mas existe sempre algo na memória… é o fado e a saudade, mas à polaca!
Cracóvia, seguramente para voltar.

Próxima paragem…

0 Comments:

Post a Comment

<< Home