Friday, December 21, 2007

Em casa


Chegou provavelmente, a única altura do ano em que não me apetece andar por fora. O Natal!
A minha família é muito próxima e passamos esta época sempre juntos. Agora que me ponho a pensar, sempre a passei no Algarve, ora em Alcoutim, ora em Tavira, em Faro, Altura, Albufeira ou São Brás de Alportel. Contingências diversas, nomeadamente o alargamento da família, por casamentos ou nascimentos, mudam a localização dos festejos, no entanto, mantém-se um denominador comum, a família. Esta tem aumentado e cada vez mais a luz do Natal parece brilhar intensamente, carregada daquilo a que chamam o espírito natalício, que para mim, não é mais que a reunião familiar. Obviamente que com a chegada dos filhos, dos netos, dos sobrinhos, esta quadra ganha contornos diferentes e existe uma alegria, ainda mais esfuziante.
Felizmente, na minha família existem muitos Natais, sempre que nos juntamos, a festa é garantida. Existe o culto da mesa, as refeições são prolongadas, diversificadas, bem comidas, bem bebidas, acompanhadas de conversa e histórias, que a cada ano se reinventam, parecendo sempre novas. Contamo-las e ouvimo-las como se fosse a primeira vez. O entusiasmo é enorme, o rodopio nos tachos, na louça lavada, que prontamente voltará à mesa para mais uma rodada de qualquer coisa… mariscos, enchidos, queijos, bacalhau, cabrito, feijoada de litão, doces e bolos da época…todos numa sinfonia de sabores que apenas se encontram nesta quadra. Noutra altura não fazem sentido, não sabem ao mesmo.
É já com água na boca que vos deixo um desejo especial, votos de um feliz Natal e um ano de 2008 cheio de coisas boas, saúde, sorte, e já agora, viagens!

Próxima paragem…

2 Comments:

Blogger Mãe Gabi said...

Sempre em festa!
feliz 2008

2:51 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ainda bem!Espero que sempre continue, pois nada melhor na vida que ume familia unida, o que infelizmente nem em todas as familias é assim!
Enfim é a vida!

Um viajante

12:44 PM  

Post a Comment

<< Home