Thursday, June 14, 2007

Férias nacionais






Por duas semanas vagueei pelo país.
Desta vez, além do Algarve, tempo para descobrir mais Alentejo e mais Ribatejo, mesmo, mesmo a tocar a Beira.
Na Nacional 2, embalei-me nas voltas do Caldeirão. Ameixial, Almodôvar, Castro Verde, Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Montemor-o-Novo e Mora fizeram parte do roteiro. O novo Fluviário de Mora fez as delícias da minha filhota. O que ela correu de aquário em aquário, como que a querer contar todos os peixes! “Aqui! Aqui! Aqui!” – dizia com um sorriso de orelha a orelha. As simpáticas lontras não fazem parte dos livros infantis que tem lá em casa, assim, para ela, eram macacas! Como se divertiu. Como nos divertimos!
Ao Tejo e ao Zêzere dediquei também parte destes dias. Alcochete, Vila Nova da Barquinha, Almourol, Constância, Ferreira do Zêzere e Tomar, os locais de eleição.
Como se come bem na Tasquinha da Adélia na Barquinha. Como é imponente e sem dúvida maravilhoso, o Castelo de Almourol. Como são (excessivamente) doces e enjoativas as fatias de Tomar.
Destaco porém a magia de um local único, daqueles que não encontramos com muita facilidade. Dornes! Até há 3 ou 4 meses atrás nunca havia ouvido falar de tal sítio. Foi através do filme Dot.Com de Galvão Telles que o descobri. Procurem ver o filme e logo me dizem se não ficam cheios de vontade de lá ir… Parece um sonho. Seguramente para voltar, mas com mais tempo…muito mais tempo, para poder aproveitar tudo aquilo que este local não tem. É isso que torna esta península fascinante e tranquila, como as águas que a rodeiam.

Próxima paragem…