Tuesday, March 27, 2007

Lausanne, a olímpica


Estes telhados lembram-me Lisboa. Mas não é. De fundo, as águas poderiam ser do Tejo. Mas não são. O recorte da costa poderia ser da marginal. Mas não é. Mais distante há um repuxo de água. Mas não o de Paço d’Arcos. Nas ruas, nas lojas, nos cafés, nos restaurantes, nos supermercados, nos hotéis ouve-se falar português. Mas não estamos em Portugal. Quer dizer, Portugal é que lá está! Estamos efectivamente lá.
Lausanne. Leman. Genéve. Suiça! É esta a chave.
Lausanne é discreta, cosmopolita e elegante. Rivaliza em charme com as suas vizinhas Montreaux e Vevey. Os hotéis à beira lago transbordam luxúria e exuberância. As flores nos beirais animam e embelezam as janelas, que adornadas e coloridas dão os bons dias às manhãs. No lago corre apressado o ferry com destino a Evian, França. Rasga as águas do Leman vezes sem conta.
Na beira lago passeia-se aprazivelmente. Multiplicam-se os espaços públicos, as sombras e zonas de estar. É aqui que fica também o conhecido museu olímpico. Merecidamente reconhece os feitos dos atletas que se batem nas mais importantes e prestigiadas manifestações desportivas do mundo. Os portugueses também lá figuram, sendo possível encontrar facilmente referências aos incontornáveis da maratona: Carlos Lopes e Rosa Mota.
Lausanne tem várias cidades dentro da cidade. Na medida que se deixa Ouchy e o lago, ao subir acentuadamente, chega-se à “cidade média”, centralizada na estação dos caminhos-de-ferro. Daqui parte-se para a “cidade alta”, velha e acidentada. As ruas até agora largas, estreitam-se, as avenidas deixam de ter direcções definidas, os percursos intercalam-se com escadarias e desníveis. Encontramos os principais atractivos da cidade em termos patrimoniais. As igrejas com destaque para a grande catedral, vistosa e deslumbrante, altiva e arrojada, marcam todo este território. É a cereja sobre o bolo. Da Catedral goza-se uma vista abismal sobre toda a cidade e áreas envolventes. Os vermelhos dos telhados, as águas furtadas, as flores nas janelas, lembra-me Lisboa. Falta o cheiro das sardinhas, das castanhas do mar…

Próxima paragem…

1 Comments:

Blogger Marlene said...

E pelos será para o ano a próxima visita a Lausanne!!!

Bjs

4:27 AM  

Post a Comment

<< Home