Monday, December 18, 2006

Glencree, em nome da Paz


O som da água preenche-nos os ouvidos. É música. Fresca, cristalina e pura.
O musgo cobre as pedras, os troncos caídos, as margens dos cursos de água, as folhas secas no caminho e a pequena ponte. É idílico o local. Nas imediações pastam ovelhas e correm, como que a brincar, cavalos e burros.
Respira-se tranquilidade. Não poderia existir local mais apropriado para exaltar a Paz.
Recôndito, escondido, para lá ir, é preciso mesmo ir lá…, se é que me faço entender.
Foi este, o local escolhido pelos governantes para celebrar a paz entre a República da Irlanda, Irlanda do Norte e Reino Unido. De costas voltadas, reuniram-se e encontraram aqui, na velha fábrica em Glencree, o símbolo para tão importante acontecimento. O edifício acolhe agora, espaços de exposição, biblioteca, cafetaria, restaurante com sabores do verde vale e loja de artesanato e produtos locais. Possui ainda uma sala de conferências e uma unidade de alojamento direccionada para os jovens, que provenientes de todo o mundo, se inspiram no processo de Paz e reconciliação destas nações para discutir, debater, construir e sonhar, os morosos e difíceis processos que devassam os seus países de origem. Acima de tudo, Glencree é um espaço de encontro multicultural, símbolo da esperança e da perseverança das nações e dos povos.
Promove-se e cultiva-se a Paz como se tratasse de uma matéria-prima, lançam-se pontes, traçam-se objectivos, aprende-se a brincar, com algo com que não se brinca, mas aqui é permitido, pois constrói-se o futuro! Estimula-se a cidadania, a participação activa e a educação/sensibilização para a Paz.
A identidade deste local, reforça-se com a chegada de cada leva de pessoas, ideias e vontades que aqui se reúnem, e espalha-se de forma crescente, como a água fresca, cristalina e pura que emana das nascentes e escorre ávida de encontrar o mar, serpenteando os rochedos, verdes de musgo. Que o mundo fosse um grande vale verdejante a jorrar de Paz por todos os lados, e seriam dispensáveis locais como este. Para reflectir.

Próxima paragem…

1 Comments:

Blogger Cusco said...

Obrigado pelas visitas.
Para ti um Santo e Feliz Natal.
Até sempre

7:19 AM  

Post a Comment

<< Home