Thursday, December 07, 2006

Maggiore, o lago


Amanhece. Os primeiros raios de luz rasgam as janelas e invadem a carruagem que corre apressada sobre os carris. É estranho, mas sente-se quando se chega a Itália. A luz é diferente. O ar é diferente. Respira-se história, património, imaginário. Transpira-se fascínio, monumentalidade e memórias.
O “grande lago grande” espelha as inúmeras vilas e aldeias que se aconchegam nas suas margens. Elegantes, estas povoações acolhem grandiosas villas, moradias que esbanjam charme e inveja no verdejante vale, o Vale d’Aosta. O verde cobre as encostas e chega até às turvas águas do lago. Nestas repousam barcos que ondulam ao sabor do tempo, calmos, tranquilos… Quadros! Sem dúvida! Fonte de inspiração para artistas, pintores, escritores e poetas.
No lago, emergem ilhas. Muitas. Nelas residem palácios, castelos, igrejas. Um cenário idílico, que mais parece de brincar! A neblina matinal que cobre e envolve as ilhas ajuda a criar uma paisagem ainda mais fascinante. A região vive em torno do lago. Itália e Suiça fundem-se numa só região. Um lago, dois países. O lago impera. O Maggiore no seu esplendor, excelente companheiro de viagem, num percurso de comboio singular.

Próxima paragem…

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Pode ser!
Anda mesmo a apetecer-me uma folga da rotina diária...
À falta de guito, dá-se uma escapadinha da rotina aqui pelo blog!

11:42 AM  

Post a Comment

<< Home