Friday, November 10, 2006

7


Lisboa foi a eleita para acolher o anúncio das novas 7 Maravilhas do Mundo, a decorrer no dia 7 de Julho de 2007 (7/07/07).
Dentre as 21 maravilhas a votação, encontram-se monumentos muito diferenciados. Diferentes na idade, na localização geográfica, nos materiais utilizados, na importância histórica, religiosa ou económica, na simbologia…
Muitas conheço-as bem, mesmo sem as ter visitado. Preenchem o meu museu imaginário, o mesmo que André Malraux define como o conjunto de imagens e memórias que conhecemos (ou não!). Esse conhecimento advêm da visita in loco, mas também do que apreendemos através de diversas formas, sobretudo nos meios de comunicação social e literatura. Quem não conhece e identifica prontamente a Estátua da Liberdade? As pirâmides do Egipto?
Na verdade, das 21 maravilhas que se encontram a votos, apenas visitei 3: o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, a Torre Eiffel em Paris e Alhambra em Granada. Sobre as duas primeiras, já aqui as visitámos em conjunto, quanto a Alhambra talvez por lá passemos daqui a uns dias… fica a promessa e a imagem. Curiosamente, das 3, penso que esta última, eventualmente seria a única a incluir no rol das novas 7 Maravilhas, mas não está nas minhas opções.
Lamento o facto de entre as nomeadas não se encontrar nenhum representante lusitano. Considero, que simbolicamente, a nossa Torre de Belém, os Mosteiros dos Jerónimos, da Batalha, de Alcobaça, Convento de Cristo ou Palácio da Pena, entre outros, retirariam certamente o lugar das Estátuas da Liberdade ou do Cristo Redentor e da própria Torre Eiffel.
Nesta votação, a participação de todos é importante e decisiva, registem-se e elejam as 7 maravilhas da vossa preferência, eis o endereço - http://www.new7wonders.com/.
Eis a minha aposta: Angkor, Machu Picchu, Coliseu de Roma, Estátuas da ilha da Páscoa, Grande Muralha da China, Petra e Pirâmides de Gisé (a única resistentes das maravilhas originais).
Boas escolhas!

Próxima paragem…

2 Comments:

Blogger Cusco said...

Olá, a todos.
Resolvi retribuir a visita que me fizeram e aproveito para elogiar o vosso cantinho pois está muito bonito e arrumadinho sem erros nem pontapés na escrita.
Obrigado pela correcção mas que esperar de um pobre cão vagabundo.!!!
Sabem, os meus avós não sabiam ler e os meus pais fizeram a terceira classe e eu não tive a possibilidade de ir muito mais além. Dai que:

Peço ás altas competências
Perdão porque mal sei ler
P´raquelas deficiências
Que os meus versos possam ter
(António Aleixo)

Quanto a não acreditar no pai Natal é uma questão de tempo…Um dia também não vais acreditar pois a vida vai-nos ensinando muito.
Estou no Algarve, em plena serra, se precisarem de alguma informação sobre onde comer um bom “osso” longe da rota turística perguntem.
Adeus, desculpem um pobre cão p.f

9:03 AM  
Blogger Cusco said...

O Cusco concorda: Ser do Povo e justificar os erros de português com esse facto não é realmente muito correcto. Realmente nem se devia justificar porque por si só o facto está justificado.
Quando digo ser do povo estou a dizer: O povo que anda a apanhar as alfarrobas, as amêndoas as azeitonas e os figos. O povo que desce da Serra e vem à Quarta-Feira, na camioneta à Vila, com um lenço na cabeça e uma bolsa de pano na mão.
Que apanha estevas e medronhos, o Povo que é o meu povo, pois é com esse que eu me identifico. O povo que diz a camineta, farrobas, ir à Camera , este povo de onde eu sai e de onde saíram os meus avós e os meus pais. E de certeza que não é a este povo que o amigo pertence senão acharia perfeitamente normal a forma como este povo escreve e fala.
O Cusco agradece a visita e aproveita para perguntar se eventualmente não conhece o Zorbas. …Falaram-lhe tanto nesse gato…

Uma Duvida: Ileterados, Ileteracia: Estão correctos os termos?

Cordiais Lambidelas

8:52 AM  

Post a Comment

<< Home