Thursday, August 03, 2006

Campo de Batalha


Na viagem a Bruxelas, tempo para uma pequena incursão a Waterloo, povoação a escassos quilómetros da capital, que acolheu umas das mais conhecidas batalhas do mundo e inspirou o hit dos Abba com o mesmo nome. Tudo nesta vila se encontra relacionado com a batalha, Napoleão ou Wellington, os heróis de serviço. O museu, os restaurantes e cafés, as unidades de alojamento e o comércio local usam e abusam desses nomes. Abusam mesmo!
A principal atracção fica a cerca de 4 quilómetros do centro, o imponente butte du lion, enorme estátua construída com balas de canhão recolhidas no campo de batalha. A subida até aos “pés do leão” faz-se pelos quase 400 degraus, findos os quais é possível observar o campo de batalha, que mais não é que uma enorme planície, onde outrora andaram em combate franceses, ingleses e belgas. Não imagino, os operadores turísticos locais de Aljubarrota, cobrarem entradas para avistar ou visitar o local onde outrora a padeira deu uma sova aos espanhóis! Faltar-nos-á empreendorismo, dinamismo, ou teremos noção do ridículo! Qualquer paisagem alentejana avistada da auto-estrada Lisboa - Algarve não difere em nada, do cenário observado em Waterloo, a não ser em mais um ou outro sobreiro. Confiram na foto!

Próxima paragem…

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Sem duvida Waterloo é uma bela reconstituição historica das batalhas Napoleonicas e da derrota de Napoleão.

Agora não esquecer a commemoração dos 200 anos da Batallha da Roliça que ira ocorrer em 2008 que o Concelho de Bombarral começou a preparar.

Cumprimentos

M.G.

2:17 AM  

Post a Comment

<< Home