A imensa planície
Após o regresso de mais uma escapadela a Lisboa, pensei em qual seria o destino a preencher este post. Por tempos viajei, fui longe…Iniciei outro texto, mas as imagens do percurso de regresso estavam bem vivas.
O Alentejo. Decidi dedicá-lo ao Alentejo. Não a um local em particular, mas ao conjunto, a toda a região. Se uma imagem a descrevesse, não seria muito diferente daquela que aqui apresento. Talvez pudesse ser pintalgada de branco, pela cal alva que envolve um e outro monte, aleatoriamente disperso pela planície.
Da A2, verdadeira passadeira panorâmica, goza-se uma das mais marcantes paisagens portuguesas, quase um cenário cinematográfico, aliás, já reconhecido pela principal indústria do género, por exemplo no filme “A Casa dos Espíritos”, que encontrou no Cercal, uma fantástica paisagem sul americana! Às contas disso, passaram e passearam pela região, alguns dos mais mediáticos e talentosos actores de Hollywood (e não só!). Entre eles Meryl Streep, Glenn Close, Jeremy Irons, Winona Ryder, António Banderas e os portugueses Nicolau Breyner e António Assunção, o saudoso Tó de “Duarte e Companhia”.
Voltemos ao Alentejo!
Depois da seca que no ano passado assolou a região, a chuva parece ter feito as delicias das terras, que se cobrem agora de verdes, rasgados por laivos brancos, amarelos, vermelhos e roxos, tons das pequenas flores, que carregam de poesia, a idílica e bucólica paisagem.
A planície alentejana, sentada à sombra num beiral, aguardando temerosa que o sol a doure, para que brilhe intensamente no caminho dos viajantes da A2. Para estes, a sombra dos sobreiros, seria seguramente mais refrescante e prazenteira que qualquer parqueamento coberto nas estações de serviço.
Território em espera, o Alentejo habituou-se a estar encrostado entre a estressada capital e o veraneante Algarve. Felizmente, é gradual a descoberta, que ambas têm feito da região e de tudo aquilo que esta tem para lhes oferecer.
Agradece-se a companhia, a sombra, a calma, a identidade e os sabores.
Próxima paragem…
3 Comments:
Mas que foto!!! Mais um escelente post!
Bjs
Vou concerteza voltar... e é já nas próximas férias, que não tarda estão a chegar.
Próxima viajem...
Bjinhos
Sem duvida que o Alentejo é uma das mais belas regiões de Portugal!
Cumprimentos
Post a Comment
<< Home