Monday, March 13, 2006

Matmata, a Troglodita



Para trás ficou o Chott El Jehrid, o grande lago salgado.
As partículas de sal pontuam de cor a imensa extensão de areia, ora de azul, ora verde ou rosa, variando consoante a intensidade de luz solar e a quantidade de água, raríssima por estas paragens, marco das fabulosas paisagens tunisinas.
Do circuito, uma cidade me suscitava maior curiosidade, Matmata, a cidade escavada na rocha, mãe do povo Troglodita.
A procura turística do local retirou-lhe o sossego, autenticidade e o estado puro, conservado até à sua descoberta, motivada pela peculiaridade do espaço. Actualmente visita-se como se de um parque temático se tratasse, tipo Aldeia do Astérix, à procura dos moradores no seu habitat natural. Um negócio para todos: trogloditas, operadores turísticos e visitantes. É certamente um negócio, mas é inegável a hospitalidade deste povo, que acolhe como ninguém, face às contingências do local. A hospitalidade de uma família troglodita, fez-se sentir, por exemplo, na oferta de um singelo repasto, que embora simples, reconfortou ao fim de um dia em viagem sob um sol abrasador.
Pão, azeite, azeitonas e chá de menta fresca, servido na acolhedora (tanto quanto possível) cozinha, uma das quatro divisões na “casa”, cada qual no seu buraco independente, servido por um pátio comum. Em troca da afabilidade e dos sorrisos, um punhado de dinares, solicitados por todos e em todas as ocasiões…
Da simpática família, um casal e duas filhas, ainda crianças, que ora corriam descalças sobre a terra quente, ora se sentavam a brincar trabalhando em torno de uma mó, imperava o respeito, educação e timidez face às visitas, tantas quanto os lugares dos autocarros que diariamente incluem a esburacada cidade no percurso.
Realço o olhar de uma das tímidas crianças, um dos mais bonitos e tocantes olhares que já vi. Registei-o e partilho-o convosco, os olhos verdes trogloditas, profundos como cada uma das assoalhadas em Matmata.

Próxima paragem…

3 Comments:

Blogger sandra said...

Na minha visita à Tunisia, para além do deserto, este foi sem dúvida um dos lugares mais marcantes que visitei. A simplicidade das casas e do povo, que por mais pobres que sejam, oferecem a sua humilde 'casa'. Não publicaste foto, eu tenho uma muito bonita. Posso (queres) enviar por email?
Quanto ao mar salgado... indiscritivel, só mesmo estando lá. Eram 5h da manhã quando lá cheguei para ver o nascer do sol. Foi um dos presentes de aniversário mais lindo que já tive.
Continua a viajar.

2:54 PM  
Blogger aquiles said...

Olá mamã coelha!
A foto tardou, pois volta e meia não consigo postá-las logo...mas já está, espero que gostes!
Podes enviar-me a foto na mesma para aquilesdias@iol.pt
Cumprimentos

1:36 AM  
Blogger Seamoon said...

aIIII...Estas viagens....
adoro aqui vir!obrigado.
bjs

1:58 AM  

Post a Comment

<< Home