Monday, March 20, 2006

Lagos dos Descobrimentos


Ontem foi dia do pai.
O meu primeiro dia do pai enquanto pai!
Nunca dei grande importância à data pois não vivo com o meu desde os 3 anos de idade. Agora será diferente.
Desde que me lembro, sempre gostei de passear e na verdade foram muito poucas as vezes que o fiz com ele. As únicas férias que passei com o meu pai foram quando tinha 7 ou 8 anos. Apenas um fim-de-semana prolongado, repartido entre a praia da Arrifana em Aljezur e Lagos.
É precisamente a auto denominada capital dos descobrimentos marítimos portugueses que aqui lembro hoje, cujas marcas e referências ao glorioso passado quinhentista se encontram a cada canto da cidade.
Além destas férias, recordo com algum carinho a visita de estudo da 3.ª classe, em que criei uma expectativa enorme sobre o mercado dos escravos. O que me revoltou já na altura, imaginar que pessoas eram transaccionadas como mercadorias. Para mim os mercados serviam para vender fruta, legumes e peixe, não pessoas!
Não imaginam a satisfação com que trepei a estátua do Infante D. Henrique, e efusivamente posei com a mão sobre o simbólico chapéu, para que o momento ficasse registado em mais uma fotografia (sim, na altura a máquina fotográfica já me acompanhava) a juntar a tantas outras tiradas nas muralhas, no forte, nas igrejas, nas ruas…um dia em cheio! Engraçado como tudo era vivido de forma tão intensa.
Desde então Lagos passou a ser um destino de eleição no reino dos Algarves, sobretudo desde os 18 anos. A carta de condução dá-nos asas! Voltei algumas vezes, em férias, em passeio, em trabalho…Gosto das praias, da Meia, da Batata, da D. Ana, da incontornável, magnífica e única Ponta da Piedade. Gosto da Marina, das esplanadas, da animação constante, diurna e nocturna da multicultural cidade, do el-rei D. Sebastião do Cutileiro… Gosto de Lagos!

Próxima paragem…

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

E afinal, quando viajas, de que é que não gostas? Ainda para mais, se o local visitado for no Algarve!...
Beijocas

12:52 PM  

Post a Comment

<< Home