Gruyére, Castelo de Queijo
Adoro queijo!
Fresco, seco, curado, amanteigado…de vaca, de cabra, de ovelha, de mistura… salgado, picante, com ervas… com mais ou menos buracos…não importa, adoro queijo!!!
Rodeada de montanhas verdejantes, de terras impecavelmente aradas onde pastam airosas vacas malhadas, encontra-se a pitoresca vila muralhada de Gruyére.
O castelo merece uma visita demorada, convidando a repousar junto das largas janelas ou nas expansivas varandas, observando a paleta de verdes que se oferece aos nossos olhos.
A vila parece um presépio. Encontra-se cuidada, preservada, vivida e cheia de curiosos, que tal como eu, procuram saborear o delicioso pitéu. No ar paira o odor forte do queijo. A especialidade de todos os restaurantes do sítio, fondue …de queijo, claro está!
A Suiça tem queijos de excelente qualidade, mas o homónimo da vila é de facto muito saboroso. No local o sabor é mais marcante e aí degustado, se perpetua para sempre no paladar.
Há queijo Gruyére para todos os gostos, variando no tempo de cura e no tempero.
Difícil, alguém ficar insatisfeito.
No sopé da montanha, a escassos metros da vila, situa-se a Queijaria, que mesmo em laboração permite a visita de todos aqueles que queiram saber um pouco mais sobre a produção e deslindar alguns dos segredos do paladar do esburacado queijo. Com a entrada, a oportunidade de saborear 3 variedades: 6 meses de cura, 9 meses de cura e picante…deliciosos! Já estou com água na boca…
Fascinante o facto de como uma simples queijaria se pode tornar num interessante espaço museológico.
Próxima paragem…
4 Comments:
bem uma imagem que eu iria amar pois tal como tu sou fã de queijos!adoro!
ops nao é imagem mas sim viagem ( nao bebo mais nada hoje!)
Eu ADOOOOORO queijo!
Vou por esta viajem na minha lista.
Sandra
Foi tão giro conhecer a vaquinha Marguerite!!! Mumuuuu (Vaca "Relações públicas" da Fábrica de Queijo Gruyére)
Post a Comment
<< Home