Monday, February 20, 2006

Entre Valsas e Visons


Previsível seria iniciar um post sobre Viena, mencionando o Rio Danúbio, inspirador, quiçá, da mais famosa e emblemática valsa vienense, o Danúbio Azul (???). Não queria ir por aí, mas fui!
A noite cai num solarengo e gélido dia de Inverno. O frio incita a compra de um quente par de meias de lã, de umas luvas ou de um gorro… Até bato o dente…
Mesmo com muito frio, as ruas estão cheias. Todos se reúnem nos quiosques de madeira espalhados pela cidade, a beber um reconfortante punch e a saborear uma deliciosa apple struddell. Todos. Desde os empregados que abandonam os locais de trabalho no final de mais uma jornada, até às emproadas damas vienenses que pavoneiam orgulhosas o seu vison, que além de feio, é verdadeiro!
A proximidade da quadra natalícia motiva a quantidade de quiosques dispersos pelas artérias comerciais de Viena, oferecendo os mais curiosos enfeites e brindes de Natal. É uma festa! Viena ao rubro numa simples tarde de Inverno.
Também as montras das ruas que partem da catedral de St. Stephenson, se enchem de cor, brilho e motivos apelativos lembrando a data que se avizinha. Apesar de apelativa, Viena é uma cidade cara, muito cara, com comércio de elite e para elites. Todas as grandes marcas se fazem representar no centro da cidade, tal não é a reputação e notoriedade da capital austríaca, assim como o poder de compra lá instalado!
Mas não são só as lojas e as compras, o principal atractivo da cidade. Se a música clássica tivesse uma nação, arrisco-me a dizer que seria austríaca.
A música sente-se sempre, toda a envolvente propícia essa situação.
Calcorreando o passeio da fama, ladeado pelas montras de Louis Vitton, Gucci, Calvin Klein e muitos outros, encontram-se eternizados os grandes compositores, que encontraram em Viena fonte de inspiração para as suas criações. Mozart, Beethoven, Strauss, Liszt, Schuman e muitos, muitos mais cruzam-se connosco por toda a cidade, nas ruas, praças, parques e jardins, nos hotéis, restaurantes e bares.
Viena celebra a Música, a Música celebra a Vida e Viena eterniza-se na nossa memória!
Na nan nan nan nan…turu turu… Na nan nan nan nan…turu turu…

Próxima paragem…

2 Comments:

Blogger Marlene said...

Á espera de uma viagem....

7:34 AM  
Blogger sandra said...

Viena é linda, mas a maior recordação que de lá trago é um café expresso da Segafredo, que me soube pela vida, pois andava a ressacar de café há 1 semana.
Continua a viajar.
Sandra

10:18 AM  

Post a Comment

<< Home