Wednesday, March 01, 2006

A Ilha de Colombo



A tranquilidade e pacificidade das águas da costa sul deram-lhe o nome, Porto Santo.
Pela pequena ilha do arquipélago madeirense passaram e fixaram-se alguns navegadores, entre eles, Cristóvão Colombo. Na casa que dizem o ter acolhido, encontra-se hoje sedeado o mais importante núcleo museológico da ilha, e um dos principais pólos de atracção da simpática Vila Baleira. Aqui, o modo de transporte tradicional chama-se carriola, uma simples carroça, elegantemente puxada por um cavalo, ao som de uma banda sonora bem portuguesa e da inspiração poética do carrocista!
"Passeie de carriola
e veja que maravilha,
a beleza natural
desta pequena ilha!"
Do Pico do Castelo obtém-se a vista mais bonita da vila e de todo o extenso areal da praia, este sim o principal atractivo da ilha.
No areal fino e dourado, surgem aleatoriamente calhaus negros, que contrastam fortemente com a lívida paisagem da costa Sul e azul. Um azul translúcido, claro e envolvente, a condizer com a tépida temperatura da água, onde apetece mergulhar eternamente…
Percorrendo o areal que se estende por quase 10 km, atinge-se o “fim” da praia, a Ponta da Calheta. Aqui, formações rochosas inventam arcos erguidos na bruma das ondas, assemelhando-se com janelas, janelas abertas ao mar e ao horizonte tranquilo.

Próxima paragem…

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Estou impressionada, sempre pensei que não gostavas do Porto Santo e afinal prestas a esta singela ilha, uma verdadeira homenagem...que bom!! Volta mais vezes, porque a simpática ilha tem ainda muito para te revelar, acredita!!
Só um reparozito: Porto Santo tem uma cidade, chamada Vila Baleira e não Baleeira, curioso...

8:49 AM  
Blogger aquiles said...

Olá!
Eu gosto!!!! Agora, não é comparável com o meu Algarve!
Agradeço o reparo, que não foi mais que um erro ortográfico. Muito obrigado e volta sempre!

1:33 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá migo!
É sempre bom ouvir-mos falar da nossa terra, mesmo que seja da ilha vizinha...
Tens-me surpreendido verdadeiramente com o relato das tuas viagens... Sabia que escrevias bem, mas não conhecia este lado poético...
No entanto, aqui na minha singela ilha, existem ainda muitos recantos por desvendar e explorar... Espero pela vossa visita,
Beijinhos, Andrea

3:30 AM  
Anonymous Anonymous said...

Quando disse curioso, estava a referir-me ao frequente número de vezes que esta cidade recebe o nome de Baleeira. A expressão existe e tem a ver com a "caça" à baleia, o que no Porto Santo não se aplica. Aproveitei a oportunidade para pesquisar o porquê da palavra Baleira e descobri que uma das hipóteses relaciona-se com um molde para fundir balas. Confesso que agora fiquei mesmo curiosa para descobrir se esta justificação tem fundamento neste contexto :)Beijinhos, voltarei concerteza...

4:40 AM  

Post a Comment

<< Home