Monday, February 06, 2006

Alegrete, varanda alentejana


Embora o Sol de Inverno não aqueça como no Verão, o dia está quente… sombras precisam-se!
Altaneira, Alegrete sorri vaidosa, ora para a planície que se estende a seus pés, ora para os montes que a tentam abraçar. E tem motivos para sorrir!
Alegrete é uma vila pequena, pacata e reservada. Não possui a divulgação nem o destaque dos próximos Marvão, Castelo de Vide ou Monforte, mas logra seguramente lugar destacado e merecídíssimo, num roteiro pelo Alto Alentejo.
De Portalegre é um pulinho…
Os vasos floridos sentam-se às portas, cada vez menos de madeira, colorindo os caminhos e alegrando as vistas a quem passa.
As senhoras espreitam nas janelas, cumprimentando quem passa:
- Boa tarde! Já foram ao castelo? É uma lindeza!!!! – dizem orgulhosas, indicando o caminho estreito, que se faz entre os quintais bem cuidados.
O castelo constitui um miradouro privilegiado para a pequena vila, para a igreja alva rasgada de azul, para o casario, estupendamente caiado.
No centro descobre-se o coreto, símbolo da festa, tradição e romaria, ponto de encontro das gentes, forasteiros ou locais, em busca do almejado lugar à sombra, com vista para a planície, piscando o olho aos vizinhos espanhóis.

Próxima paragem…

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Olá amigo, e o muito obrigado de um "Lagarteiro"(habitante de Alegrete)orgulhoso da sua terra ,pela divulgação dada a uma das terras mais bonitas deste já de si maravilhoso Alentejo,apenas uma ressalva, é que Alegrete não é aldeia,apesar da sua pequenês assim o poder fazer pensar,mas Vila tal qual o foral que lhe foi dado por D.Dinis em 1313 e renovado por D.Manuel I em 1526,e o qual nunca mais lhe foi retirado,ficando aqui a devida ressalva,o seu a seu dono.......
O meu muito obrigado .

12:15 PM  
Blogger aquiles said...

Olá,
Obrigado pela correcção, a qual vou proceder de imediato no post!
cumprimentos

1:47 AM  

Post a Comment

<< Home