Kutná Hora, Cidade da Prata
Antiga cidade checa, as origens de Kutná Hora remontam ao séc. XIII, altura em que foi ocupada por mineiros em busca da valiosa e afamada prata.
Foi em torno desta que a cidade se desenvolveu, tendo sido à data, a segunda maior cidade do país, concorrendo em dimensão e importância, com a capital Praga.
Um dos principais atractivos da cidade é a visita à mais antiga exploração mineira, situada bem no centro histórico, e ainda hoje em actividade. Como medida de segurança (e folclore turístico!), a visita tem direito a fatiota e tudo!
Além da extracção do metal precioso, a prosperidade da cidade foi também reconhecida pelo facto de ser distinguida como sede nacional de cunhagem de moeda.
Santa Bárbara, padroeira dos mineiros e da prata, encontra em Kutná Hora a única catedral erigida em sua honra, em todo o território europeu.
A catedral e o centro da cidade viram reconhecida a sua beleza e interesse histórico no ano de 1995, aquando da sua inscrição na lista do Património Cultural e Natural da Humanidade da UNESCO.
Um prémio à conservação, originalidade e magnificência do local.
Próxima paragem…
1 Comments:
Ora aqui está uma cidade para eu visitar quando voltar a Praga. Voltar sim, porque Praga é daquelas cidades lindas que deixam o desejo de regressar.
Sandra
Post a Comment
<< Home