Friday, February 10, 2006

Kutná Hora, Cidade da Prata


Antiga cidade checa, as origens de Kutná Hora remontam ao séc. XIII, altura em que foi ocupada por mineiros em busca da valiosa e afamada prata.
Foi em torno desta que a cidade se desenvolveu, tendo sido à data, a segunda maior cidade do país, concorrendo em dimensão e importância, com a capital Praga.
Um dos principais atractivos da cidade é a visita à mais antiga exploração mineira, situada bem no centro histórico, e ainda hoje em actividade. Como medida de segurança (e folclore turístico!), a visita tem direito a fatiota e tudo!
Além da extracção do metal precioso, a prosperidade da cidade foi também reconhecida pelo facto de ser distinguida como sede nacional de cunhagem de moeda.
Santa Bárbara, padroeira dos mineiros e da prata, encontra em Kutná Hora a única catedral erigida em sua honra, em todo o território europeu.
A catedral e o centro da cidade viram reconhecida a sua beleza e interesse histórico no ano de 1995, aquando da sua inscrição na lista do Património Cultural e Natural da Humanidade da UNESCO.
Um prémio à conservação, originalidade e magnificência do local.

Próxima paragem…

1 Comments:

Blogger sandra said...

Ora aqui está uma cidade para eu visitar quando voltar a Praga. Voltar sim, porque Praga é daquelas cidades lindas que deixam o desejo de regressar.

Sandra

11:39 AM  

Post a Comment

<< Home