Friday, April 20, 2007

Surpreendente Milão


Capital europeia da moda, Milão surpreende sempre. É elegante, tem charme e exuberância. Entusiasma a cada mirada. O centro nevrálgico da grande cidade do Norte, da denominada terceira Itália, cosmopolita, industrial e desenvolvida, é sem dúvida a Praça do Duomo, sede do mais marcante e emblemático edifício milanês, a Catedral. De estilo gótico, ousa pela magnificência e abusa pelo brilhantismo esplendoroso. Antes de visitar Milão pensava que a cidade se resumiria à imponente catedral. Felizmente não podia estar mais enganado. Para a mesma praça abre-se um mundo à parte, de lojas e tentações, onde o classicismo se mistura de forma eloquente com o que mais moderno e arrojado se faz em termos de design e moda. Trata-se das galerias cobertas Vittorio Emanuelle II, amplamente ornamentadas com mármores multicolores e adornadas com frescos pintados pelos grandes mestres do final do século XIX. Passadas as galerias chegamos à bonita praça e ao Scala, o majestoso teatro de Opera de Milão. O Scala sempre fez parte do meu imaginário. Não sei bem porquê, mas li cada palavra presente nos cartazes que anunciavam o espectáculo em cena, "Il Pipistrello". Sempre que o faço, transporto-me para a sala e viajo. Viajei.
Tempo de repasto. Delicio-me numa das inúmeras esplanadas que dão graça e vida à Via Dante, principal artéria comercial da cidade. Pasta, pizza, vinho e gelado, dos bons!
Parto satisfeito para mais uma surpresa, o palácio/castelo Sforza, impressionante e grandioso conjunto arquitectónico cujas paredes se encontram cobertas por trepadeiras, que atentas contornam janelas e portas. Hoje em dia, constitui um impressionante espaço museológico e um espaço de lazer. Os jardins circundantes, nomeadamente a grande alameda que nos leva até ao arco, convidam a ficar, relaxar e gozar da tranquilidade em plena metrópole. Contrasta, e de que maneira, com a agitação e aceleração da fervilhante urbe.
Intensa e formal, mas simultaneamente enérgica e descontraída, Milão surpreende!

Próxima paragem…

1 Comments:

Blogger Su said...

Milão, a minha segunda cidade do coração. Tem tanto para ver e descobrir. O Quadrilatero D'Oro inebria quem por ali passa com todas as suas lojas "trés chiq".

Vivi lá seis meses e foi aí que ganhei o gosto por viajar.

Não conhecia este blog, mas certamente irá parar à minha lista de preferências. Muitos parabéns!

P.S. - Só uma pequena gaje: é Castello Sforzesco e não Sforza :)

10:02 AM  

Post a Comment

<< Home