Monday, May 15, 2006

A Pequena França Alsaciana


As madeiras adornam e sustentam as coloridas fachadas. Em plena cidade de Estrasburgo, ladeada pelo canal do Rio Ill, afluente do Reno, encontra-se um dos símbolos da região da Alsácia, o bairro de Petite France. Não fosse a urbe ameaçadora e envolvente, e quase se viveria num ambiente rural neste local.
Os edifícios possuem em média, três ou quatro pisos, que contrastam com o resto da cidade, não só pelos materiais utilizados, como pelas tonalidades empregues nas fachadas.
Nos rés-do-chãos, encontram-se além das casas de souvenirs, apelativas pâtisseries com as suas montras recheadas de tartelettes de frutas frescas, uma verdadeira tentação. Gostei particularmente de espreitar por entre uma janela, um velho senhor que tocava violino, o som evadia-se, soltando notas de encantamento. Da sua sala de estar fez uma pequena oficina onde reparava os delicados instrumentos, parecia um pequeno mundo, um mundo de fantasia de um qualquer conto infantil.
Não fosse as sedes do Conselho Europeu, Parlamento Europeu e Corte Europeia dos Direitos Humanos, e Estrasburgo não teria o reconhecimento que hoje detêm entre os europeus e a notoriedade no mundo. Estrasburgo é actualmente, a par de Bruxelas e Luxemburgo, uma das capitais da União Europeia.
Outro dos factores que me fascinou na cidade foi o sistema de transportes públicos… funciona!
A conexão e intermodalidade funciona e bem, na estreita função de servir a cidade e a população, residente e visitante, que rapidamente se adapta aos pequenos hábitos locais. Na enorme gare central, cruzam-se comboios, autocarros e metros de superfície, que cobrem eficazmente toda a cidade.
As consequências são notórias: os carros ficam fora da cidade, existem condicionamentos de circulação automóvel no centro, nomeadamente nas artérias comerciais em torno da magnífica Catedral, o tráfego não é intenso e as pessoas tem um ar feliz.
Ganha a cidade e ganham as pessoas. Um exemplo a seguir.

Próxima paragem…

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Uma cidade a visitar para aqueles que ainda não tiveram essa ocasião uma sugestão: visitar esta cidade
na época do Natal para conhecerem a famosa feira do Natal(les marchés de Noël); maravilhoso!

Cumprimentos

2:18 PM  

Post a Comment

<< Home