Monday, July 03, 2006

Tenerife, África Atlântica


Tenerife foi dos meus primeiros destinos de férias. Um animado final de ano, num ido 1998.
Tenerife, a maior ilha do arquipélago das Canárias reúne uma série de atractivos, que fazem dela, um dos mais difundidos destinos de férias na vizinha Espanha. As cidades cuidadas e limpas, revelam nas janelas, varandas, ruas e avenidas, as cores das flores cultivadas localmente. As flores são uma das imagens da ilha, encontrando-se pelas ruas, floristas trajadas tradicionalmente, com trajes coloridos e às riscas, idênticos aos da próxima ilha da Madeira.
Com fortes contrastes paisagísticos, é possível observar cenários desérticos e pedregosos, áridos e sem vegetação, sobretudo no Sul da ilha, e densas florestas e pinhais, cujos verdes se sucedem incansavelmente, na parte Norte. No centro, imponentes e majestosos, os 3718 m do Pico del Teide, ponto mais alto de Espanha, cujas erupções o rodearam de originais formas de relevo, fazem deste local, o sítio mais emblemático e marcante de toda a ilha.
As praias ensombradas pelos hotéis e apartamentos turísticos, enchem-se dia apos dia, de turistas ávidos e sol e de mar. Com areia escura e grada, não apresentam para mim, um ar muito convidativo… (contingências de viver no Algarve) A salvar a honra balnear de Tenerife, Las Teresitas, a única praia de areia branca. Esta praia tem a particularidade da areia ter sido importada do deserto do Sahara, e com ela o calor, a magia e quem sabe o reencontro entre dois territórios, ao fim ao cabo, tão próximos e tão distantes.
Junto da principal entrada para o “longínquo” areal, o senão desta idílica praia, flores, mas infelizmente, não nas bancas das floristas, mas nas campas do cemitério contíguo. Imaginem o slogan promocional “Desfrutem a belíssima praia de areias finas e claras e visitem o simpático cemitério local” ou “ Descanse eternamente nas praias de Tenerife” ou ainda um simples “Deixe-se ficar…”.
Descubram as diferenças nas fotos e digam-me qual dos destinos escolheriam para férias? Afinal, é só um problema de escala...




Próxima paragem...

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Penso que escolheria Las Teresitas.
Cumprimentos
M.G.

5:43 AM  
Blogger Mãe Gabi said...

as tuas viagens continuam a deliciar-me...

1:26 AM  
Blogger Marlene said...

Férias... al´guém falouem férias??? Ainda faltam 29 longos dias... :(

7:00 AM  

Post a Comment

<< Home