Ferragudo, Princesa do Arade
Passada a pequena ponte caiada, eis Ferragudo no seu esplendor. Um amontoado de casas brancas, pinceladas de várias cores nas portas e janelas.
Do largo da Rainha D. Leonor, a quem se atribui a sua fundação, sucedem-se vielas estreitas, escadarias a pique até à igreja e ao miradouro. O Sol abrasador não ajuda a subida. No miradouro, a vista não é das melhores, a margem direita do Arade totalmente coberta por Portimão e Praia da Rocha, nem a nova Marina ajuda… De lá sim, a vista é bem mais marcante, Ferragudo, um enorme castelo branco sobre o rio, Princesa do Arade, pequena jóia algarvia.
A vila piscatória mantém ainda a graça e identidade na região. As pequenas embarcações de pesca no porto, as redes e apetrechos no cais, ao longo de todo o canal. No final do passeio ribeirinho, o Sueste. Para começar uma sopa de lingueirão, o sargo escalado a assar na brasa, a salada montanheira e o verdinho a aquecer no copo. Um repasto do melhor.
Antes do almoço e para refrescar, nada melhor que um mergulho nas águas da por enquanto deserta praia do forte. Contingências do final de Maio. Daqui a poucos dias enche-se o areal, os restaurantes, os alojamentos, a vila… Tudo.
Venha Setembro e de novo o descanso!
Próxima paragem…
3 Comments:
Quantos anos ja la vão quando ia para a praia do Ferragudo.
Esperemos que essa linda princesa seja preserverada da invasão do betão.Cancro que vai roendo toda a bela costa litoral algarvia e que ja vai se alastrando para o interior!
Cumprimentos.
Então e outros destinos???
Tens de actualizar o blog com mais frequência...
Very good. Este é para mim o melhor site de viagens "Do Mundo", mas eu sou suspeito pois viajo muito pouco! Em lazer.
Post a Comment
<< Home