Wednesday, July 19, 2006

Nublada Berna


As ruas esguias de casario escuro prolongam o céu carregado de nuvens. É uma imagem escura, aquela que guardo de Berna. Agrada-me esta tonalidade, lembra-me um pouco o Porto.
Visitá-la num dia solarengo não teria certamente a mesma piada. O cinzentismo manifesta-se apenas na cidade, nas ruas, nos edifícios… nas pessoas não. Divertidas e barulhentas, enchem as esplanadas que se aninham em torno do imponente edifício da Parlamento, bebendo cervejas ou saboreando deliciosos bolos folhados. Por entre os esguichos de água que explodem do chão, correm miúdos, que brincam alegres e na expectativa de adivinhar de onde sairá o próximo jacto. Bem perto, colunas monumentais testemunham o passado medieval da cidade e evidenciam e enaltecem o símbolo da cidade, o urso. É recorrente a utilização deste animal ao longo de toda a urbe. Ambos pardos, o urso e a cidade.
Atravessando a cidade, o rio Aar rasga-a de cor, destoando assim, no meio de tanta escuridão. As margens negras acentuam a tonalidade das águas esmeralda que coroam de luz a obscuridade de Berna.
Sob os arcos da velha cidade medieval, desfilam eléctricos sobre os ondulantes carris. Serpenteiam avidamente, como se mergulhassem num infinito e profundo breu, com os encarnados transportes a reflectir nas poças de água, que acompanham e ladeiam o trajecto.

Próxima paragem…

2 Comments:

Blogger Mãe Gabi said...

cidades cinzentas com a população cheia de cor e alegria, é assim o Porto e será assim certamente Berna!

9:43 AM  
Blogger Marlene said...

foi engraçada essa viagem... O início parecia amaldiçoado: os atrasos do avião, os transbordos, os azarados comboios e os malditos suíços que só falavam alemão... mas valeu bem a pena...
Bjs

6:13 AM  

Post a Comment

<< Home