Tuesday, February 19, 2008

Fantasia


Parece irreal, uma cidade para brincar. Mas mesmo numa brincadeira, dificilmente se juntariam tantos brinquedos e tão bonitos. Castelos, palácios, igrejas, pontes, estátuas, museus, tudo concentrado e multiplicado várias vezes. Não tenho adjectivos suficientemente fidedignos que a descrevam, certamente ficariam aquém do que Praga é e significa.
A capital da Boémia é encantadora, mágica, cenário perfeito para um espectáculo de marionetas, que aliás, são coisas que não faltam nesta cidade. São inúmeras as lojas que as exibem nas portas, nas janelas, em mostruários com um colorido múltiplo que domina o olhar e nos transporta para fantasiosas historietas. Não resisti e assisti a um espectáculo de marionetas, a ópera D. Giovanni de Mozart, só por si, um ex-libris da cidade.
A oferta cultural é imensa, diversificada e acessível. Para cada dia que lá estive arranjei um programa diferenciado. Fiquei fã do Teatro Negro de Praga, gostei do conceito – um cenário negro, onde jogam efeitos luminosos e materiais coloridos, aliados a performances artísticas, dignas de ginastas de alta competição e uma pitada de humor. A companhia apresenta em simultâneo vários espectáculos, repartidos por salas com pouca capacidade, entre 50 e 150 lugares, muitas delas, dentro de centros comerciais, passando quase despercebidas. Assisti às peças “Fausto”, “Alice no País das Maravilhas” e “As Viagens de Gulliver”, curiosamente as duas últimas encontram-se em digressão europeia e vão passar pelo Porto. Em Praga, o problema é mesmo a falta de tempo para ver tanta coisa. Nas principais igrejas é-nos oferecido, diariamente e em vários horários, concertos de música clássica, executados por exímios músicos que tocam os mais notáveis hinos deste género. Há para todos os gostos e bolsos. Escolhi um programa dedicado ao tema Ave-maria, uma trilogia com as versões dos conceituados autores, Schubert, Bach e Puccini, porventura, as mais célebres.
Mas nem só os olhos e ouvidos se enchem e satisfazem neste fantasioso local. Jamais esquecerei o cheiro emanado do pequeno carro estacionado junto do relógio astronómico na praça da cidade velha – Starometské Námestí, onde se vende o mais surpreendente e saboroso bolo. Uma massa enrolada num espeto, mergulhada em açúcar e miolos de amêndoa, a torrar sobre brasas, toda a praça fica perfumada e ninguém fica indiferente a tamanha descoberta, simples e deliciosa.

Próxima paragem…